quinta-feira, 31 de março de 2016

A Doçura da Generosidade



O homem parece sentir enorme dificuldade em abdicar do seu eu para pensar no outro. A desimportância que o outro tem em nossas vidas é algo que nos afasta de toda proximidade conseguida através da tecnologia que vivemos nos gabando. Essa falta de generosidade se exacerbou na contemporaneidade, em que o egoísmo e o individualismo se tornaram valores quase morais, necessários à sobrevivência dos mais "fortes".

quinta-feira, 24 de março de 2016

Blade Runner: O que é ser humano?



A poluição e o consumismo exacerbado criam uma sociedade com problemas climáticos, em que a chuva e o cinza se fazem presentes quase o tempo inteiro, superlotada, suja e com enormes discrepâncias sociais. Essa é a realidade apresentada em 2019 pelo filme “Blade Runner” de Ridley Scott, inspirado no livro “Do androids dream of electric sheep?” do escritor americano Philip K. Dick.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Afinal, existe a pessoa certa na hora errada?


Como disse Caio – “O amor não se tem na hora que se quer, ele vem no olhar [...]”. Sendo assim, não há como controlar os acasos da vida e, tampouco, o amor. Ele pode chegar de repente, quando menos esperamos. E aí? O que fazer? Agarrar essa oportunidade ou esperar um momento mais oportuno? Afinal, existe a pessoa certa na hora errada?

segunda-feira, 14 de março de 2016

O espírito de sinhozinho nas manifestações da casa grande chamada Brasil



A situação política do Brasil chegou a um ponto de extrema caoticidade. De um lado pessoas se apresentam como heróis que vieram devolver a paz a uma nação que sofre. De outro, existe um grupo de pessoas que não sabe de nada, que não fez nada e que não sabe o porquê do país está imerso nessa crise. Diante disso, as pessoas se organizaram em um movimento, em um dia 13 (número tão emblemático) para verbalizar o coro ensaiado de “Fora Dilma”, “Fora Lula”, “Fora PT”, “Vão pra Cuba que te pariu” e por aí vai. Então, pensei em ir às ruas, porém, pensei melhor, não fui e fiquei pensando em que movimento eu iria.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Entre reis, peões e crise política: A pseudo-democracia brasileira



A velha indagação sobre o ser político que existe no homem parece estar quente outra vez. Nos últimos anos as manifestações e protestos têm ganhado as ruas de todo o mundo. Contudo, apesar de toda essa onda revolucionária colocar em evidência a crise do Estado representativo com vos se apresenta, deixa mais claro ainda (pelo menos para as pessoas lúcidas) a impossibilidade de mudança do panorama político.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Petralhas x Coxinhas: O estado de ódio no Brasil pelos olhos de George Orwell



Milton Santos costumava dizer que – A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une”. Sendo assim, para aqueles que detêm o monopólio da força, na manutenção do poder, é indispensável que busquem alimentar a fragilidade levantada por Milton, de modo que torne o povo alienado e subserviente aos seus interesses.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Os anos dourados da adolescência e a beleza do amadurecimento


O tempo passa mesmo depressa. Esses dias, peguei-me pensando que já faz um bom tempo que saí da escola e ganhei o título de adulto. Título difícil de ostentar. Quando a gente é criança, a coisa que mais quer é ser adulto. Até mesmo na adolescência queremos ser adultos, a fim de nos livrarmos de dar explicações a nossos pais. Queremos ser livres, fazer o que der na telha. Mas, quando essa hora chega, percebemos que ser adulto é muito mais difícil do que se pensa.