quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A Revolução dos Bichos e o Impeachment: Entre Porcos e Homens



Na fábula criada por George Orwell, “A Revolução dos Bichos”, os animais se organizam e fazem uma revolução que expulsa o domínio humano da granja onde vivem. Esta deixa de se chamar “Granja Solar” para se chamar “Granja dos Bichos”. No entanto, o levante que prometia uma vida melhor para os animais, não aconteceu, já que com o passar do tempo, os líderes da revolução, os porcos, tornaram-se tão corruptos e injustos quanto os homens. Neste momento histórico nada define melhor a situação do Brasil.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Seja inadequado, porque não se adequar a uma sociedade doente é uma virtude



A vida contemporânea cheia de regras e adestramento fez com que houvesse uma padronização completa das pessoas, de tal maneira que todos se comportam do mesmo modo, falam das mesmas coisas, se vestem mais ou menos do mesmo jeito, possuem as mesmas ambições, compartilham dos mesmos sonhos, etc. Ou seja, as particularidades, as idiossincrasias, aquilo que os indivíduos possuem de único, inexistem diante de um mundo tão pragmático e controlado.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Globalitarismo: Milton Santos dialogando com Orwell, Huxley e Baudrillard



Milton Santos certa feita disse: “Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Haveria nisto um paradoxo pedindo uma explicação?”. De fato, vivemos em um mundo confuso, uma vez que a realidade apresentada não corresponde à realidade, o que, por conseguinte, leva a formação de vários paradoxos inerentes aos nossos tempos, os quais ganham ainda mais campo na medida em que se observam pessoas confusas, ou como prefere Milton, “com os espíritos confusos”, tentando compreender tamanhas complexidades.

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Em terra de egos quem vê o outro é rei



Saramago já dizia: “É dessa massa que nós somos feitos, metade de indiferença e metade de ruindade”. Embora, seja dura a observação do português, devemos considerar que, de fato, temos vivido de modo a fazer jus ao pensamento dele. A cegueira, que nos dominou nesta quadra da história, nos transformou em tiranos de nós mesmos, como se houvéssemos perdido a capacidade de perceber o que nos circunda, o mundo, os outros, e, muitas vezes, até nossa individualidade verdadeiramente.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Um Sonho de Liberdade: A Despersonalização do Indivíduo pelo Sistema Prisional



Rousseau certa feita disse que – “A liberdade pode ser conquistada, mas nunca recuperada”. As palavras do filósofo suíço podem soar forte, mas ao questionarmos situações em que há cerceamento de liberdade, podemos perceber o quanto ela faz sentido. Ao perder a liberdade o indivíduo parece desconectar-se com a essência que o torna livre e, assim, retornar a situação em que se é livre pode ser extramente complexa, seja qual for a situação de falta de liberdade que o indivíduo se encontre.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

A vida é muito curta para ser pequena



A vida vai passando mais depressa à medida que nós envelhecemos. É como se tivéssemos tanto para fazer e tão pouco tempo a nossa disposição. Vamos imergindo cada vez mais no mundo dos adultos com seus afazeres e obrigações e, assim, nos tornamos mais secos e duros, como se perdêssemos a capacidade de sorrir, de se emocionar, de vibrar com a vida. Deixamos de enxergar as pequenas coisas repletas de alegrias que existem no mundo, e de repente, a ampulheta está vazia e a vida que tivemos foi tão pequena que sequer conseguimos nos lembrar de momentos felizes.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Globalitarismo: Contextualização Histórica ou Fábulas do Admirável Mundo Novo



O desenvolvimento tecnológico e científico que se observou no fim do século, consubstanciando-se no sempre desejado progresso, foi tamanho que muitos chegaram a afirmar que havia chegado o fim da história. Paulatinamente a modernização dos instrumentos técnicos, houve também o desenvolvimento do processo de globalização e, consequentemente, do neoliberalismo. A revolução tecno-informacional, que transformou o mundo em uma bola de gude, renovou as expectativas libertárias que de tempos em tempos tratam de renovar. Entretanto, a partir de 2008 o mundo imergiu em uma crise, o que nos leva a questionamentos sobre um modelo que se propõe como perfeito e insuperável.

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

O que há de Gente em Nós?



A vida contemporânea parece estar imbricada com um certo estado de desumanização, no qual perdemos a capacidade de observar aquilo que acontece ao nosso redor. É como se tivéssemos perdido a sensibilidade e, assim, tornamo-nos ocos e frios. Transformados em homens de olhos secos que não possuem rios de lágrimas, deixamos a triste condição Severina se instalar e criar morada. Deixamo-la tornar-se habitat natural dessa desumanização. Diante disso, uma pergunta tem me incomodado: o que há de gente em nós?

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Pokémon GO Segundo Nietzsche, Huxley e Bradbury



No século XIX Nietzsche anunciou a morte de Deus, colocando, portanto, fim a um modelo de vida que pudesse ser estruturada por uma via religiosa. A bem da verdade, a dupla revolução burguesa do século dezoito, a saber, Revolução Francesa e Industrial, já havia derrubado os resquícios da sociedade feudal. No entanto, coube a Nietzsche dar o golpe de misericórdia, sendo que este não somente definhou aquela estrutura de pensamento, como também colocou em xeque o próprio modelo racional de perceber o mundo, que vivia com os positivistas o seu auge.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Hoje eu decidi ser feliz



Hoje eu decidi ser feliz. Decidi abandonar aquele peso que eu carregava, que me sufocava, me deixava preso e me impedia de voar. Decidi sair da gaiola e transgredir as normas. Cansei de ser normal, de ser igual, de ser mais um. Cansei das respostas, agora só me preocupo com as perguntas. Perdi-me nas certezas e encontrei-me na loucura.